O que é o projeto colisão:
Trata-se de um projeto de apresentação de espetáculo com oficina integrada. As oficinas e a mostra artística serão realizadas no Espaço Cultural Sylvio Monteiro em Nova Iguaçu, com o propósito de formação e difusão cultural na cidade, com espetáculos da Região da Baixada Fluminense e de redes sociais de ensino de artes cênicas.
O projeto “Mostra Colisão” tem como objetivo promover encontro entre artistas, pensadores e atores ligados aos processos artístico-culturais. Os encontros privilegiarão uma relação experimental e qualitativa de troca de informações e diagnósticos culturais de criação estética e poética. O projeto terá como estratégia de ação a qualificação de artistas, professores e agentes de redes culturais que se apresentarão com seus espetáculos para a população com entrada franca, acompanhados sempre de três espectadores de notório saber cultural na área de artes cênicas, para colisão de conhecimentos e oficina/debate conclusivo ao termino de cada espetáculo. Sendo assim, fomentando a produção artística e cultural a partir da potencialização do trabalho dos grupos e entidades e redes sociais, propondo ainda a dinamização do Espaço Cultural Sylvio Monteiro.
Mostra Artística e Cultural
1º- A mostra acontecerá junto com o processo da oficina/debate. Exemplos: performances e debate.
2º- A mostra será realizada em 8 (oito) dias, no teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro.
Função a ser desempenhada pelos profissionais relacionados:
▪ Oficineiro – No âmbito deste projeto, o oficineiro é um profissional com experiência no campo artístico e cultural, que tem trabalho reconhecido nessa área e é capaz de ajudar a transformar atividades práticas em execução em pressupostos de desenvolvimento teórico, visando melhorias estéticas e qualificação profissional. Durante a realização deste projeto, os oficineiros atuarão sempre em trio, visando criar um diálogo entre as diferentes linguagens artísticas. Além de operar a oficina/debate para a qual forem designados, o trio de oficineiros desenvolverão um diagnóstico estético, em parceria com o espetáculo da mostra. Ao final, esse conjunto deverá apresentar relatório resultante do trabalho desenvolvido na oficina diagnóstico.
▪ Multiplicadores – Os multiplicadores desempenharão três papéis fundamentais:
a) serão os beneficiários das oficinas
b) serão co-autores, sob a supervisão dos oficineiros/debatedores
c) serão capacitados para dar continuidade aos conhecimentos obtidos: após a conclusão das oficinas, os agentes multiplicadores devem zelar pela qualidade artística “Projeto Mostra Colisão” e participar de todas as atividades programadas pelo grupo.